Políticas
Políticas.
A política é entendida como a arte de governar e a aplicação desta arte à administração interna e aos relacionamentos externos da sociedade. Segue que a segurança externa, a segurança interna, a administração das leis e o desenvolvimento do bem-estar para todos os cidadãos são o conteúdo da política. As políticas das sociedades – políticas nacionais – promovem o interesse próprio.
Mas na medida em que afetam as futuras condições de bem-estar da humanidade representam também o exercício de uma Responsabilidade: A Responsabilidade pela Sustentabilidade.
Este compromisso global de horizonte de prazo infinito constitui uma “inovação social” que implica em “saltos de paradigmas de percepções”. Trata-se de uma dimensão de globalização que induz desenvolvimentos na direção de uma “Cultura na Situação Sustentável“, que é por natureza global.
Em conseqüência se estabeleceram as “Políticas Ambientais”. Os países constituíram legislações ambientais e órgãos públicos ambientais, a começar por Ministérios do Meio Ambiente. Em muitos países estabeleceram-se “Partidos Verdes” com programas de combate à poluição, de empenho por geração com fontes renováveis de energia, rejeição da energia nuclear, preservação de florestas, culturas orgânicas etc. Mas as “Políticas Sociais” comparativamente não evoluíram. A ocupação e a renda é entendida como resultante da conjuntura econômica. Assim sendo, as preocupações nas “Política Econômicas” se orientam ao curto prazo e ao crescimento da produção, do PIB. A observação das “boas práticas recomendadas” só progride lentamente e contra fortes resistências.
Pode-se, pois, afirmar que “Políticas para o Desenvolvimento” se encontram em estado emergente. Tais políticas teriam como objetivo solucionar os Problemas no Desenvolvimento Sustentável.
Deixe um comentário