Bem vindo ao Site-Blog sobre Sustentabilidade. Ele foi criado porque o Desenvolvimento Sustentável não progride com uma velocidade necessária. Tendo de ser conseguido pelas ações de cidadãos, infere-se que a urgência de realizar uma Situação Sustentável, cuja qualidade é a Sustentabilidade, não é ainda compreendida com clareza por um número suficiente de cidadãos. A multiplicidade de aspectos do problema explica a dificuldade da compreensão.
Da abordagem pelo Cidadão:
Cada pessoa se aproxima do tema a partir dos problemas que lhe são mais próximos. Demora compor uma visão de conjunto. Este Site-Blog oferece a possibilidade de envolvimento segundo caminhos individuais. Não é preciso acessar o Site-Blog diretamente. É possível entrar pelo Google e pelo Facebook de múltiplas formas. Os textos contêm ligações a outros de assuntos relacionados. O Site-Blog apresenta um “cardápio” de temas ou assuntos / categorias que permite uma visão da multiplicidade dos aspectos do
Desenvolvimento Sustentável:
Desenvolvimento Sustentável & Responsabilidade; Responsabilidade; Desenvolvimento Sustentável; Projetos; Situação Atual e Monitoramento; Problemas do Desenvolvimento Sustentável, Políticas Econômicas, Políticas Sociais, Cultura, Brasil, Energia, Poluição, Desflorestamento / Florestas, GEE.
Supõe-se que sejam títulos com forte interesse público, que são acessados pelo Blog. No Blog encontram-se mais categorias / assuntos. O acesso também é dado pelas imagens dos temas na página Home. Há links entre os textos. Via os Tags conseguem-se seleções de textos não previstas pelos temas.
A composição do Site-Blog é dinâmica. Será influenciada pelas contribuições e comentários dos visitantes. O Site-Blog pretende funcionar como uma âncora de uma rede de cidadãos empenhados no Desenvolvimento Sustentável.
Construção conceitual:
Neste site-blog aplica-se a estrutura conceitual desenvolvida no livro “Como acelerar o Desenvolvimento Sustentável?”. O Desenvolvimento Sustentável é definido como o trajeto da transição da Situação Atual para uma Situação Sustentável. A Situação Sustentável é descrita através de características nas dimensões social, ambiental e econômica, habitualmente citadas, acrescidas por dimensões de política, política econômica e cultural relativas ao desempenho dos cidadãos. Sustentabilidade passa a ser a qualidade da Situação Sustentável. Todos os agentes singulares – como indivíduos – e coletivos – organizações e países – têm a Responsabilidade de se empenharem pelo bem supremo, que é a Vida hoje e no futuro. Sendo as características da Situação Sustentável mensuráveis é possível definir Políticas e Projetos para o Desenvolvimento Sustentável que consideram, simultaneamente, as dimensões social, ambiental e econômica. E passa a ser identificável o Desempenho por Responsabilidade de cada agente.
Harald Hellmuth
Estudou Engenharia Mecânica na Escola Nacional de Engenharia no Rio de janeiro e formou-se na Universidade Técnica de Hannover, na Alemanha. É pós-graduado em Administração pela Universidade Técnica de München, Alemanha.
Ao longo de sua carreira profissional dedicou-se, principalmente, a equipamentos e projetos de geração de energia. Depois de aposentado formou-se em Estratégias e Políticas em pós-graduação lato senso pela NAIPPE/USP –ADESG/SP.
Desde 2004 dedica-se ao problema do Desenvolvimento Sustentável, sendo autor de cinco livros sobre este assunto, que formam a base deste site&blog.