Problemas da Conservação da Biodiversidade

No Comments

Problemas da Conservação da Biodiversidade.

Continuamente são publicadas extensas listas de espécies animais que se encontram em risco de extinção, por dois motivos principais: A caça e pesca e a perda de seus habitats. Exemplos são as baleias, os tigres, os rinocerontes, os orangotangos e gorilas, as ararinhas azuis, os lobos-guará etc. para citar apenas alguns dos mais populares.

Menos visível, no entanto não menos grave quanto às conseqüências, é o risco de extinção de insetos e micro-organismos, cuja contribuição para o equilíbrio da natureza – das biotas – ainda não é conhecida. Observa-se a redução da população de abelhas, importantes para a polinização e, portanto para a reprodução das espécies vegetais, sem contar as produções das fruticulturas. A aplicação de defensivos para o combate de pragas na agricultura atinge também os seres úteis. A prática da cultura orgânica e do combate a pragas por inimigos naturais é um recurso para reverter esta deterioração.

A interferência do homem nas cadeias alimentares dos animais tem conseqüências inesperadas. Um exemplo, divulgado faz pouco tempo, é a extinção dos lobos numa reserva natural nos Estados Unidos. Devido à falta de predadores, os cervos proliferaram a ponto de prejudicar a vegetação. Após a sua reintrodução não só a vegetação retornou ao equilíbrio original, como voltaram a viver em equilíbrio outras espécies animais como castores, lebres, coiotes, aves de rapina.

A ictiofauna é prejudicada pelas barragens, por assoreamentos, pela poluição, pela sobrepesca e por supressão das florestas ciliares. O vilarejo de São Paulo, hoje uma megalópole, foi fundado na confluência dos rios Tietê e Tamanduateí, entre outros motivos pela piscosidade. Agora estes rios estão praticamente mortos em largos trechos de seus cursos.

A destruição das florestas afeta a sobrevivência de todas as espécies animais e vegetais que habitam o bioma. Isto significa que as conseqüências alcançam muito além das influências sobre o clima ( < Problemas da Conservação dos Biomas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *