Sobre o blog

Bem vindo ao Site-Blog sobre Sustentabilidade. Ele foi criado porque o Desenvolvimento Sustentável não progride com uma velocidade necessária. Tendo de ser conseguido pelas ações de cidadãos, infere-se que a urgência de realizar uma Situação Sustentável, cuja qualidade é a Sustentabilidade, não é ainda compreendida com clareza por um número suficiente de cidadãos. A multiplicidade de aspectos do problema explica a dificuldade da compreensão.

 

Da abordagem pelo Cidadão.

Cada pessoa se aproxima do tema a partir dos problemas que lhe são mais próximos. Demora compor uma visão de conjunto. Este Site-Blog oferece a possibilidade de envolvimento segundo caminhos individuais. Não é preciso acessar o Site-Blog diretamente. É possível entrar pelo Google e pelo Facebook de múltiplas formas. Os textos contêm ligações a outros de assuntos relacionados. O Site-Blog apresenta um “cardápio” de temas ou  assuntos / categorias que permite uma visão da multiplicidade dos aspectos do

Desenvolvimento Sustentável:

Desenvolvimento Sustentável & Responsabilidade; Responsabilidade; Desenvolvimento Sustentável; Projetos; Situação Atual e Monitoramento; Problemas do Desenvolvimento Sustentável, Políticas Econômicas, Políticas Sociais, Cultura, Brasil, Energia, Poluição, Desflorestamento / Florestas, GEE.

Supõe-se que sejam títulos com forte interesse público, que são acessados pelo Blog.  No Blog encontram-se mais categorias / assuntos.   O acesso também é dado pelas imagens dos temas na página Home.  Há links entre os textos.  Via os Tags conseguem-se seleções de textos não previstas pelos temas.

A composição do Site-Blog é dinâmica. Será influenciada pelas contribuições e comentários dos visitantes. O Site-Blog pretende funcionar como uma âncora de uma rede de cidadãos empenhados no Desenvolvimento Sustentável.

 

Construção conceitual.

Neste site-blog aplica-se a estrutura conceitual desenvolvida no livro "Como acelerar o Desenvolvimento Sustentável?".   O Desenvolvimento Sustentável é definido como o trajeto da transição da Situação Atual para uma Situação Sustentável.  A Situação Sustentável é descrita através de características nas dimensões social, ambiental e econômica, habitualmente citadas, acrescidas por dimensões de política, política econômica e cultural relativas ao desempenho dos cidadãos.  Sustentabilidade passa a ser a qualidade da Situação Sustentável.  Todos os agentes singulares - como indivíduos - e coletivos - organizações e países - têm a Responsabilidade de se empenharem pelo bem supremo, que é a Vida hoje e no futuro.  Sendo as características da Situação Sustentável mensuráveis é possível definir Políticas e Projetos para o Desenvolvimento Sustentável que consideram, simultaneamente, as dimensões social, ambiental e econômica.  E passa a ser identificável o Desempenho por Responsabilidade de cada agente.