Problemas no Desenvolvimento Sustentável

No Comments

Problemas no Desenvolvimento Sustentável.

Há problemas específicos para a realização de cada uma das três dimensões da Situação Sustentável e portanto Problemas no Desenvolvimento Social Sustentável, Problemas no Desenvolvimento Ambiental Sustentável e Problemas no Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Mas há também problemas na mobilização e na coordenação global do desenvolvimento que é crucial para as futuras condições de vida da humanidade.  Tal dificuldade não é surpreendente, visto que nunca na história existiu uma coordenação de ações de diversas sociedades.  A Responsabilidade pelo Desenvolvimento Sustentável é uma percepção nova. Ela data da segunda metade do século XX.  Estabeleceram-se na Organização das Nações Unidas – ONU – órgãos que pretendem exercer influências no sentido de agilizar as ações entendidas como necessárias:  o PNUD – Projeto das Nações Unidas para o Desenvolvimento -, que monitora o desenvolvimento social pelo IDH e o PNUMA – Projeto das Nações Unidas para o Meio Ambiente com um número significativo de atividades, entre elas as dedicadas às Mudanças Climáticas.

Ainda não está consolidada em todas as sociedades que Responsabilidade é uma atitude individual e que todas as ações de Desempenho das Responsabilidades são voluntárias. Ainda restam preocupações de que medidas orientadas para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável prejudicariam o desenvolvimento econômico e econômico dos países.  De uma maneira geral estes receios não se confirmaram.  Hoje mesmo a China empenha grandes esforços em reduzir a dependência de sua economia do carvão.  Mas o desenvolvimento de uma matriz energética limpa tem sido retardada nos Estados Unidos pelos interesses de empresas na produção de carvão e petróleo.  A Alemanha e a Grãbretanha lideraram a demonstração que a redução das emissões de GEE através do efeito combinado do aumento da eficiência energética e da exploração da energia eólica, solar e da biomassa é exequível, sem perda de competitividade da economia.  É possível dizer que estes dois países defiram Projetos para o Desenvolvimento Sustentável para a execução de suas Políticas para o Desenvolvimento Sustentável.

As correspondentes tecnologias são globalmente acessíveis e aplicadas.  Quando existem políticas nacionais adequadas as organizações da iniciativa privada – as empresas – executam a implantação.  Trata-se, portanto, de uma combinação de desenvolvimento sustentável projetado e desenvolvimento sustentável difuso.  Em breve a difusão dos acionamentos elétricos – puros e híbridos – de veículos ajudará significativamente na redução das emissões de GEE.

Um dos mais sérios problemas restantes do Desenvolvimento Ambiental Sustentável – Problemas Ambientais –  é a terminação de desflorestamentos e a recuperação da cobertura vegetal de áreas degradadas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *