Brasil no Desenvolvimento Sustentável.
Brasil no Desenvolvimento Sustentável.
É evidente que para o cidadão brasileiro serem de interesse prioritário as conseqüências que os problemas da Sustentabilidade têm para o próprio país e as ações próprias possíveis para contribuir para o Desenvolvimento Sustentável.
Então cabe iniciar pelas Percepções atuais da Cidadania no Brasil. Estas percepções são determinantes para os posicionamentos oficiais nos órgãos internacionais, como as COP – Brasil nas vésperas das COP 20 e 21.
Infelizmente o Brasil – a sociedade no Brasil – ainda não desempenha intensamente as Contribuições do Brasil para a Solução dos Problemas das Mudanças Climáticas. As reduções das emissões de GEE globais são urgentes e a meta de converter o país com Economia Verde e mesmo num sumidouro de GEE é ambiciosa, porém não utópica. Por enquanto o Brasil figura entre os países maiores poluidores da atmosfera. Portanto está omisso de sua Responsabilidade e na posição de vilão com culpa por omissão.
Dois problemas ocupam as posições de principais prioridades no desenvolvimento do Brasil: Os Problemas da Floresta no Brasil e o Desenvolvimento da Matriz Energética no Brasil.
Quanto à solução dos problemas sociais o Brasil tem capacidade e oportunidades para gerar ocupações em número suficiente sem auxílios estrangeiros. Falta criar os Projetos de Desenvolvimento Sustentável que tratam simultaneamente os problemas sociais, ambientais e econômicos. O número de pobres, estimado em 40 milhões de cidadãos, é muito menor que o de resgatados da pobreza na China nos últimos 15 ou vinte anos: 500 milhões ou mais.
Deixe um comentário