Desnvolvimento Social Sustentável – IDH – Ocupação/trabalho
Desenvolvimento Social Sustentável – IDH – Ocupação/trabalho.
Desde a formulação da Situação Sustentável, a característica central da Situação Social Sustentável é a “sustentação de todas as famílias pela renda do próprio trabalho com renda que propicie, no mínimo, um conforto eticamente aceitável”. Todavia, nas Metas do Milênio da ONU – PNUD -, com prazo até 2015, não constou a ocupação.
Não poderia, então, haver melhor notícia que “O tema central do relatório (do IDH) neste ano – 2015 – é “O Trabalho como Motor do Desenvolvimento Humano””. [OESP, 14.12.2015, pág. A14 – Brasil fica em 75o. no ranking de IDH, atrás do Sri Lanka] Seguem as seguintes constatações: – no mundo inteiro há 168 milhões de crianças em situação de trabalho infantil, – 21 milhões de pessoas submetidas a trabalho escravo, e – 30 milhões de empregados em setores que oferecem risco.
Mais de 830 milhões são trabalhadores pobres e vivem com menos de US$ por dia.
Mais de 204 milhões estão desempregados; os jovens são 36% desse total.
Ainda assim, nos últimos 25 anos, 2 bilhões de pessoas deixaram os baixos níveis de desenvolvimento.
O IDH do Brasil está em 0,755, com pequeno aumento em relação 2013 com 0,752. O programa do Bolsa Família é louvado como recurso para pessoa deixarem de viver na pobreza extrema. Obras na construção de infraestrutura física poderiam oferecer renda para trabalhadores pouco qualificados. Trata-se de uma confirmação do que é sabido. Mas não se mencionam oportunidades de trabalho em projetos de reflorestamento e de recuperação de bacias hidrográficas.
Deixe um comentário