Contribuições do Brasil para a Solução do Problema das Mudanças Climáticas
Contribuições do Brasil para a solução dos problemas das Mudanças Climáticas.
É difícil apontar um país que possa contribuir tanto, com maior facilidade, em menor prazo e com ganhos econômicos para a redução dos riscos das Mudanças Climáticas como o Brasil. A contenção das Mudanças Climáticas é um dos principais Problemas do Desenvolvimento Ambiental Sustentável.
A terminação dos desflorestamentos é realizável de imediato, ou seja, num prazo de três anos.
A expansão da geração eólica pode ser promovida num ritmo de 3.000 MW por ano sem dificuldades, oferecendo ocupação industrial. Estima-se que o potencial de energia eólica seja de 140.000 MW, superior ao total capacidade de geração hoje instalada, sem considerar o potencial de geração off-shore. A geração solar fotovoltaica nem foi ainda promovida com seriedade. Em termos globais esta fonte de energia se expande com maior velocidade que a geração eólica.
O retorno ao estímulo da produção de etanol reduziria a poluição pelos transportes automotivos de imediato e poderia eliminar a importação de gasolina. A produção de etanol estaria acoplada à cogeração com o biocombustível bagaço de cana. O potencial deste recurso corresponde aos 12.000 MW da usina de Itaipu.
Extensos projetos de reflorestamento e de recuperação de bacias hidrográficas, como a do rio São Francisco, absorveriam uma parte da população pobre subocupada, que não chega a ser representada nas estatísticas. Aumentar-se-ia dessa forma o sequestro de carbono/GEE. As florestas podem ser industriais ou de recuperação. Os retornos econômicos das primeiras se dão em prazos aceitáveis para investidores privados. A produção de “aço verde” empregando carvão vegetal na redução poderá substituir parte da exportação de minérios. Florestas de recuperação de vegetação nativa podem ser enriquecidas com espécies de madeira nobre com ciclos de colheita de duas a três décadas.
É evidente, que tais ações independem de acordos internacionais.
Deixe um comentário