Greenpeace

No Comments

Apresentação:  (Texto da Wikipedia)

www.greenpeace.org/brasil/pt/

Greenpeace é uma organização não governamental de ambiente com sede em Amsterdão, nos Países Baixos, e com escritórios espalhados em mais de 40 países.

Atua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com campanhas dedicadas às áreas de florestas (Amazônia no Brasil), clima, nuclear, oceanos,engenharia genética, substâncias tóxicas, transgênicos e energia renovável. A organização busca sensibilizar a opinião pública através de atos, publicidades e outros meios. Sua atuação é baseada nos pilares filosófico-morais da desobediência civil e tem, como princípio básico, a ação direta.

O grupo não aceita recursos de governos, empresas e partidos políticos. Atualmente, esta postura é colocada em dúvida.  Entidades como o Activistfacts  (Fatos Ativistas) rastreiam e revelam ao público as fontes de financiamento de ONG‘s, como o Greenpeace.

Entretanto, para a organização, sua independência financeira é um valor de maior importância, pois é o que garante sua total liberdade de expressão. Dessa forma, pode assumir riscos e confrontar alvos, tendo compromisso apenas com a sociedade civil. São aceitas doações (em dinheiro ou recursos/equipamentos) apenas de pessoas físicas ao redor do globo, independente do valor.

 

Ações.

Grennpeace é conhecida por ações espetaculosas, a exemplo do empenho contra a caça às baleias.  Atualmente um foco é a resistência contra a exploração de petróleo na região ártica.  O leque de atividades internacionais está relatado nas categorias do blog.

No Brasil se empenha contra o Desflorestamento da Amazônia.  Promove o Desmatamento Zero.  Uma das ações é a mobilização para uma petição por Lei do Desmatamento.  O extrativismo de madeira, hoje praticamente todo ilegal, é alvo de suas campanhas.  Outros problemas abordados são a agricultura, com empenho contra os transgênicos, e a geração nuclear.

 

Considerações:

É inegável a competência e a energia com que Greenpeace promove as causas que aborda. As ações são de protestos.  A contribuição para a configuração de percepções cidadãs sobre o meio ambiente é considerável.  Entretanto faltam proposições para a solução dos problemas.  Não encontra-se um projeto de reflorestamento ou de silvicultura.  Greenpeace se empenha contra a abertura de novas pastagens e culturas de soja.  Todavia não aborda o problema da pobreza.  É possível que, por ser uma organização estrangeira, relute em promover projetos de natureza política, como seriam Projetos de Desenvolvimento Sustentável.

 

 

Categories: Uncategorized

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *