Economia na Situação Sustentável
Economia na Situação Sustentável. 2 [ 2 > Situação Sustentável e Responsabilidade – Referências Bibliográficas]
A economia na Situação Sustentável é uma meta do Desenvolvimento Sustentável. Existirá quando a Situação Ambiental Sustentável e a Situação Social Sustentável estiverem realizadas.
Apesar de prognósticos serem sempre temerários, é possível antecipar algumas características no mínimo muito prováveis da Economia na Situação Sustentável. Junto com algumas conseqüências forçosas, são:
– Os Ordenamentos Econômicos das sociedades seguirão Modelos de Regime de Mercado ambientados em Ordenamentos de Regime Democrático com instituições para intervenções na economia.
– As produções nacionais suprirão as necessidades – o consumo – das populações nacionais e, na soma da população global, nos limites da pegada ecológica e tendo sanado os problemas de poluição.
– No mínimo as economias mais desenvolvidas terão alcançado um estado de saturação das necessidades de consumo e de estruturas de produção. Então um crescimento da economia – aumento do PIB – não fará mais sentido para essas sociedades.
– Atividades de manutenção ou reforma e substituição terão destaque nas limitadas atividades econômicas.
– Como conseqüência do estado de saturação sem crescimento significativo da produção, negócios de crédito perderão importância. Por isso é provável que o poder de compra da moeda seja estável – não haverá inflação – e o valor dos juros seja muito baixo.
– As “boas práticas recomendadas” nos negócios serão observadas uma vez por causa das punições das transgressões por instituições formais e por outro lado por pressão de instituições informais, ambas globais.
– Haverá uma acomodação global da distribuição da ocupação de forma que em todas as sociedades as famílias obtenham no mínimo uma Renda Adequada para um conforto eticamente aceitável.
– As populações terão regredido, após terem alcançado números máximos de habitantes.
– A oferta de ocupação na produção será reduzida. Os serviços de formação profissional, de comunicação, de saúde, educação, lazer e de proteção ambiental terão maior relevância.
– A produção de armamentos e a manutenção de forças armadas estarão reduzidas, porque a Situação Sustentável é pacífica. Esta circunstância terá efeitos positivos para a acomodação à pegada ecológica unitária, mas eventuais problemas para a ocupação.
– As fontes renováveis de energia predominarão sobre as fontes fósseis.
– Os problemas de poluição estarão sanados.
– É evidente que a produção numa Situação Sustentável há de respeitar limites impostos pela Sustentabilidade Ambiental. Isto significa que o “footprint” global seja no máximo igual a um (1): Então não se consomem mais bens disponibilizados pela natureza do que a natureza tem capacidade de reproduzir. A humanidade poderá estender o limite de produção aumentando a produtividade dos recursos, praticando a reciclagem de materiais, criando recursos artificiais e recorrendo a fontes de energia renovável, mas existirá um limite intransponível de recursos para a manutenção de um bem-estar global.
Forçosamente, este esboço da Economia na Situação Sustentável é especulativo. Ele indica que a Situação Econômica Sustentável estabelecer-se-á na medida em que nas dimensões ambiental e social for aproximada a Situação Sustentável.
Deixe um comentário